Você

Sabia?

Tromboembolismo venoso e contraceptivos

Mais do que o uso de hormônios, as varizes de membros inferiores possuem importante relação com a história familiar, a gestação e os fatores ligados à atividade profissional. Entretanto, após um evento de tromboembolismo venoso (combinação de duas doenças: a trombose venosa profunda e a embolia pulmonar), o uso de contraceptivos é contraindicado. Evidências apontam maior segurança para a prescrição de alguns anticoncepcionais orais ou implantáveis com progesterona isolada. Não se recomendam contraceptivos injetáveis nestas situações”, alerta a Dra. Ana Lucia Rassi, associada da SBACV-GO. Consulte um Angiologista ou Cirurgião Vascular.

Fonte: SBACV Nacional - Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

 

"Mais do que o uso de hormônios, as varizes de membros inferiores possuem importante relação com a história familiar, a...

Posted by SBACV Nacional - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular on Tuesday, February 20, 2018

Arritmia cardíaca e suas consequências

A arritmia cardíaca é o batimento irregular do coração e se apresenta de várias formas. Uma delas é a Fibrilação Atrial (FA), que faz o coração bater de forma descompassada e irregular. "Associada a outras alterações, leva à formação de coágulos (ou trombos) no coração, que podem se desprender e ir para o cérebro, aumentando em até cinco vezes o risco de derrame, ou para artérias do corpo, principalmente, dos membros inferiores. Nos casos de diminuição grave de circulação nos membros inferiores a conduta é a cirurgia para remoção dos trombos e restabelecimento da circulação.
Alguns fatores de maior ou menor grau de importância podem contribuir para a FA, como hipertensão, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e diabetes. Um eletrocardiograma pode ajudar no diagnóstico. Nos casos clínicos, o tratamento inclui o uso regular de anticoagulantes, que 'afinam' o sangue, evitam a formação de trombos e reduzem a chance de AVC", orienta o Dr. José Roberto Cerqueira, associado da SBACV-ES
.

Fonte:

 

A arritmia cardíaca é o batimento irregular do coração e se apresenta de várias formas. Uma delas é a Fibrilação Atrial...

Posted by SBACV Nacional - Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular on Tuesday, February 27, 2018

Angiologia

A angiologia é a especialidade médica responsável pelo tratamento clínico das doenças que acometem as artérias, as veias e os vasos linfáticos. Atua principalmente na prevenção, diagnóstico precoce destes problemas assim como orienta os cuidados aos pacientes para que mantenham uma adequada qualidade de vida. Porém por escassez de informações, e o baixo número de profissionais com formação clínica em Angiologia, muitas vezes associa-se a atuação do médico angiologista apenas ao tratamento das varizes.

O profissional desta área está capacitado ao diagnóstico diferencial dos quadros de dor em membros assim como dar o adequado encaminhamento para um tratamento correto e eficiente de maneira integrada. Realiza procedimentos em varizes, diagnostica a causa e faz o acompanhamento e tratamento das úlceras em membros inferiores, doenças das carótidas (Vasos do pescoço) e Aneurismas (Dilatações anormais dos vasos).

Possui habilitação e formação em realizar ultrassonografia vascular para complementação diagnóstica sempre que necessário. Nos casos onde procedimentos cirúrgicos são necessários trabalha integrado com equipe de cirurgiões vasculares para resolução final do quadro circulatório.

Portanto, mesmo sendo pouco difundida, trata-se de especialidade fundamental para quem deseja possuir uma saúde vascular ideal seja prevenindo, orientando e tratando.

 

Fonte: Artigo escrito por Dr. Daniel Buchatsky - CRM/SC 10.901 – RQE 6.916 – RQE 7.527 | Medicina Interna, Angiologia e Ecografia Vascular